A&R – Artístico & Repertório (ou Artists and Repertoire, em inglês) é o profissional de uma gravadora que é responsável pelo desenvolvimento dos artistas do cast e do repertório deles, montando assim um calendário de lançamentos e buscando as melhores oportunidades para os artistas se consolidarem no mercado musical, dentro do seu gênero específico.
O A&R é a pessoa que também busca novos talentos na rua, em shows e na internet, fechando sempre novos negócios para a gravadora e estabelecendo junto à área jurídica (ou Business Affairs) o tipo de contrato que os artistas vão ter ali dentro, além dos royalties que eles vão receber pela venda digital ou física e pelo streaming.
A partir daí, o A&R supervisiona todo o processo de gravação da música frequentando e estando diariamente no estúdio e assim procura o produtor musical certo para que a música tenha qualidade na mix e na master. Em seguida, eles trabalham junto ao artista e sua equipe para escolher as melhores faixas para lançar na hora certa. Existem também A&Rs de editoras, que vão encontrar obras já existentes ou contratar compositores para compor as obras para determinados artistas.
O A&R é também a única pessoa da gravadora que vai estar em contato diário com todos os departamentos, como jurídico, financeiro, comercial, catálogo, design, TV, rádio, marketing e digital, defendendo sempre os interesses do artista e montando um planejamento para que as músicas tenham sucesso e virem potenciais hits.
E pra quem não sabe, se um artista quiser enviar uma demo para algum selo, é para o A&R que ele deve enviar, que vai ouvir e aprovar ou não da música ser lançada. E depois da música aprovada, é ele que vai receber os insumos necessários para lançar essa música nas plataformas digitais ou lojas físicas, como a master, a capa, a letra da música, o ISRC e outros detalhes como gênero, tempo, informações de autores, compositores e produtores musicais.
Deixe um comentário