O que é o Pitching

O  termo mais falado no momento entre os artistas

Depois de distribuir uma música nas plataformas de streaming, a próxima etapa é montar a campanha de lançamento. E uma das etapas que envolve tudo isso é buscar a visibilidade através do número de streams – ou plays que a música vai ganhar.

O famoso algoritmo

Baseado sempre em um algoritmo de descoberta, todas as plataformas de streaming têm as chamadas playlists editoriais, que pertencem a eles, sejam de novidades ou de moods – que são as que trazem temas específicos para viajar, para malhar, cozinha, até cantar no chuveiro e receber os amigos, entre inúmeras outras. E são milhares.

O Pitching

Após encerrar o processo de distribuição do lançamento do single, do EP ou do álbum, o próximo passo é fazer o pitching, que nada mais é do que criar um bom texto com um resumo que vai “vender” sua música e destacá-la da melhor forma para os editores das plataformas digitais, para que ela entre nas disputadas playlists editoriais. Além disso, é muito importante classificar a música da forma correta nos gêneros e moods existentes, além de classificar os instrumentos utilizados na produção e os detalhes da composição, para que ela chegue da melhor forma aos editores. É importante também não deixar nenhuma informação em branco nem deixar de preencher a localidade, porque os editores podem filtrar por cidades para ouvir as músicas.

Pitching no Spotify

O Spotify é a plataforma com o melhor sistema de pitching do mercado e o artista pode fazê-lo a partir do Spotify For Artists. Leia aqui nosso texto sobre o Spotify For Artists. E artistas que têm contrato com gravadoras e selos geralmente não precisam fazer esse trabalho, pois o departamento  de marketing da gravadora geralmente assume esse contato com os editores das playlists. Mas se o artista for independente, ele vai precisar fazer esse trabalho com uma antecedência de pelo menos um mês a 15 dias, que é o prazo ideal. Se o pitching for feito fora do prazo, os editores não terão tempo hábil para receber sua música e ouví-la. E caso o artista considere melhor contratar um jornalista para escrever o texto do pitching, é também uma boa solução.

Como saber se a música foi escolhida

O Spotify sempre avisa se a sua música foi escolhida para entrar em alguma playlist. O artista pode verificar também a área de playlists no Spotify For Artists para saber em quais listas sua música foi incluída e explorar também estatísticas detalhadas sobre o lançamento.

Lembrando que se a música não for escolhida pelos editores durante o lançamento, ela pode ser descoberta no futuro também e consequentemente, entrar em alguma playlist editorial depois.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: