O Spotify For Artists é uma ferramenta que permite com que o artista – ou quem trabalhe com ele, seja seu empresário, o label manager da gravadora ou outra pessoa da equipe, consiga gerenciar o perfil de artista na plataforma de forma completa e entender como seus fãs interagem com suas músicas.
A ferramenta permite com que o artista consiga ver em tempo real a contagem de streamings, estatísticas do seu público e seus seguidores, em que playlists suas músicas foram adicionadas e a possibilidade de setup, configuração e gestão total do seu perfil no Spotify.
Será no Spotify For Artists que o artista vai conseguir também incluir ou alterar informações básicas no seu perfil, como galeria de fotos, foto principal, biografia/release (em até 1500 palavras), links de redes sociais (para que as pessoas o encontrem, o sigam e assim consiga aumentar a sua comunidade de fãs) e a agenda de shows/gigs – que pode ser adicionada através da plataforma Songkick, além de também criar novas playlists para seus fãs.
Escrever uma biografia musical é fundamental para os novos fãs que estão visitando ou descobrindo o seu perfil, então dê uma breve visão geral do projeto, trechos e citações da imprensa e conquistas.
É possível também incluir links no canal para o merchandising do artista, onde ele pode vender camisas, CDs, discos, ingressos para shows, entre outros produtos.
Há também a função Artist Pick, onde o artista pode destacar um último lançamento, uma playlist ou algo especial de sua discografia, que aparece em destaque no perfil.
E é no Spotify For Artists onde é feito o famoso pitching – termo usado para apresentar as músicas para os editores do Spotify, e assim tentar com que elas entrem nas playlists editoriais, que são as playlists que pertencem ao próprio Spotify, como Novidades da Semana e dentro da música eletrônica, playlists como mint brasil, Dance Paradise, Novos Beats, entre muitas outras.
Para um bom pitching, é importante que você escreva ou contrate um bom jornalista para escrever um texto defendendo a sua música e tornando-a vendável para os editores, além de descrever no máximo de detalhes as características e os moods da faixa, o gênero e o sub-gênero, as cidades com maior chance de visibilidade e os instrumentos utilizados na produção. É fazer isso e boa sorte! Essa é a chance de ser adicionado em uma playlist oficial e aumentar o número de streamings e de fãs graças aos algoritmos do Spotify. E o recomendado é fazer o pitching com pelo menos um mês de antecedência ao lançamento.
Para artistas novos que nunca lançaram nenhuma música, é necessário pedir a verificação do perfil também através do Spotify For Artists, onde vemos um check azul ao lado do nome ao utilizar o Spotify. Só assim será possível adicionar as informações e configurar o perfil.
É possível promover as músicas de forma inteligente através da análise de dados do Spotify For Artists. Pela plataforma, é possível saber os detalhes de quem está ouvindo sua música e onde ela está sendo ouvida. Saber de todas essas informações é fundamental para planejar o lançamento de um novo single, um novo álbum, uma turnê de shows ou até uma campanha de marketing digital.
Por fim, é possível também exportar estatísticas da ferramenta em arquivos de Excel e obter dados como estatísticas cronológicas em audiência, tabela de músicas e de playlists.
Deixe um comentário